O Fundo Tríbio é uma estratégia do Instituto para fortalecer iniciativas locais que buscam responder aos principais desafios sociais, políticos, econômicos e ambientais para um mundo com justiça socioambiental.
Nosso objetivo é investir recursos que possam valorizar os saberes locais e mostrar a eficiência de soluções territoriais para que ressoem no mundo. O papel do Instituto é mobilizar pessoas e instituições para doarem ao fundo, e garantir que os recursos irão alcançar os territórios. Por isso, consolidamos processos de compliance na organização seguindo as regras fiscais brasileiras para salvaguardar os processos burocráticos e dar mais autonomia para as iniciativas.
Valorizamos a ética, transparência e prestação de contas e, por isso, os apoios são realizados mediante edital público, em que os projetos são selecionados por um comitê de seleção externo e independente.
Além disso, promovemos a conexão entre os projetos, entendendo que nenhuma realidade é isolada e que as confluências podem potencializar o impacto do fundo para além dos apoios individuais. Então, fomentamos uma agenda que promova intercâmbios e reconheça alternativas para a justiça socioambiental no Brasil.
Atuamos de forma prioritária na região nordeste do país, onde os índices de pobreza e desigualdade são marcantes. Estamos sediadas no Recife, capital pernambucana com histórico de um povo resistente e de inovação criativa.
Para que o Fundo seja possível, recebemos doações diretas de indivíduos e de organizações da filantropia, assim como da cooperação internacional e algumas empresas e governos. Todo o recurso recebido garante a independência das nossas ações e posicionamentos. Por isso, não aceitamos fundos de partidos políticos, nem de empresas com parte substancial de seus negócios derivados da fabricação ou venda de produtos reconhecidos como prejudiciais para as pessoas ou o planeta.